PINTORA MINIMALISTA SUSAN ROTHENBERG MORRE AOS 75 ANOS


Pintora Susan Rothenberg morre aos 75 anos

Artista ficou conhecida por misturar arte abstrata com figuras concretas, especialmente utilizando a imagem do cavalo em suas telas. Ela também defendia maior presença de mulheres no meio artístico

  • 22/05/2020
  • REDAÇÃO | FOTO: REPRODUÇÃO / INSTAGRAM
 ATUALIZADO EM 
A pintora Susan Rothenberg morreu aos 75 anos, no último dia 18 de maio. O jornal NY Times confirmou o falecimento da artista junto à Galeria Sperone Westwater, que a representou por mais de 30 anos. A causa da morte não foi especificada. Nascida em 20 de janeiro de 1945, em Nova York, Susan ganhou grande reconhecimento entre a crítica com suas telas, cujo estilo lembra um pouco o de pinturas rupestres. Tornou-se conhecida por escolher cavalos como figuras centrais em sua obra, misturando a forma concreta do animal com pinceladas abstratas, algo considerado inovador no final da década de 60, quando a artista começou a produzir seu trabalho.
À época, a corrente dominante na arte era o Minimalismo e a Arte Conceitual, que estavam promovendo experimentações com outras formas de arte para além da pintura em tela, como instalações e performances. Assim, ao transformar temas do cotidiano e figuras banais em grandes pinturas, Rothenberg ganhou reconhecimento. Suas pinceladas coloridas, vibrantes e abstratas, combinadas à figura concreta do cavalo, foram vistas como algo bastante original. 
Susan RothenbergButterfly, 1976acrylic and matte medium on canvas69 1/2 x 83 inches (176.5 x 210.8 cm)SW 94478 (Foto: Reprodução / Sperone Westwater)
Susan Rothenberg "Butterfly", 1976. (Foto: Reprodução / Sperone Westwater)
Segundo Susan, ela não possuía qualquer predileção em especial pelo animal, mas escolheu a figura do cavalo por evocar poder e movimento. De qualquer forma, a pintora, que se casou no final da década de 1980 com o também pintor Bruce Nauman, foi morar em um rancho com o marido, onde o casal criava diversos animais. Incluindo, é claro, cavalos. 
Tendo feito sua primeira exposição sozinha em 1975, Susan foi sendo reconhecida por seu trabalho ao longo das décadas de 1970 e 1980. Com o tempo, a artistia também incorporou a forma de outros animais e formas humanas a seu trabalho. Frequentemente, a pintora questionava o fato de ser a única mulher presente em diversas mostras e exibições. Já na década de 1980, ela chegou a retirar suas pinturas de exposições onde seria a única pintora com trabalhos expostos. "Não direi a eles quem eles devem ou não exibir", afirmou a pintora certa vez, segundo o NY Times. "Mas, de agora em diante, não serei a única mulher". 
Susan RothenbergFour Color Horse, 1976acrylic and flashe on canvas67 x 112 inches (170,2 x 284,5 cm) (Foto: Reprodução / Sperone Westwater)
Susan Rothenberg Four Color Horse, 1976 acrylic and flashe on canvas 67 x 112 inches (170,2 x 284,5 cm) (Foto: Reprodução / Sperone Westwater)

Comentários