MARIA INEZ RIBEIRO,ARTISTA PLÁSTICA MINEIRA ATIVISTA PELA PRESERVAÇÃO DOS ELEFANTES,CRIA EXPOSIÇÃO EM DEFESA DESSES ANIMAIS


Resultado de imagem para Maria Inez Ribeiro

Artista plástica mineira cria exposição de arte em defesa da preservação dos elefantes

A artista plástica Maria Inez Ribeiro nasceu em Ferros, Itabira, em Minas Gerais. Desde pequena ela amava os animais e nunca abandonou essa paixão. Não é à toa que ao...



07/04/2017 às 22:00 
Por Redação
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.
Por Sophia Portes / Redação ANDA (Agência de Notícias de Direitos Animais)

Fonte: Revista Encontro
A artista plástica Maria Inez Ribeiro nasceu em Ferros, Itabira, em Minas Gerais. Desde pequena ela amava os animais e nunca abandonou essa paixão. Não é à toa que ao estudar na Fundação Municipal de Cultura decidiu fazer um projeto voltado para a defesa da vida de um animal muito especial: o elefante.
A artista teve vontade de retratar a triste realidade que muitos deles sofrem sujeitos à crueldade humana, visando a conscientização sobre a possível extinção da espécie tão maestosa. “Muitos são perseguidos e massacrados pelos seres humanos. O tema me sensibilizou e gerou várias emoções de amor e respeito por esses animais.  Após várias pesquisas, me senti na obrigação de sensibilizar outras pessoas através da minha arte, para que também abracem essa causa”, diz.

Fonte: Revista Encontro
Em uma das 21 obras, a artista expõe uma manada de elefantes caminhando em uma savana buscando alimento. Ela conta que sua principal inspiração foi a obra “Lentes que Gritam”, do fotógrafo britânico Nick Brandt. “Foram suas poderosas e realistas imagens que me levaram a ver a exuberância de tão belos animais e, principalmente,  sua inteligência”, conta Maria.
Ela afirma que através desse belo e sensível trabalho, ela espera que possa contribuir para a preservação dos elefantes em seu habitat natural.

Fonte: Revista Encontro
O Projeto Elefantes esteve exposto no Centro Cultural Padre Eustáquio em Belo Horizonte, Minas Gerais,no ano passado(2017). 

Imagem relacionada
Fonte:https://www.anda.jor.br/2017/04/artista-plastica-mineira-cria-exposicao-de-arte-em-defesa-da-preservacao-dos-elefantes/
Sobre Maria Inez Ribeiro
Natural de Ferros, cidade próxima ao município de Itabira, a artista plástica Maria Inez Ribeiro cresceu admirando a natureza e os animais. Tanto que ao realizar um curso na Fundação Municipal de Cultura se deparou com o desejo de criar um projeto sobre os elefantes.
A vulnerabilidade e a crueldade com que muitas vezes são tratados, suscitou na artista a vontade de retratar essa triste realidade, visando alertar sobre a possível extinção da espécie.  “Muitos são perseguidos e massacrados pelos seres humanos. O tema me sensibilizou e gerou várias emoções de amor e respeito por esses animais.  Após várias pesquisas, me senti na obrigação de sensibilizar outras pessoas através da minha arte, para que também abracem essa causa”, diz.
Entre sombras e luz, a forma animal ganhou vida em suas telas. Em um dos 21 quadros da série, a artista traz uma manada de elefantes caminhando em uma savana em busca de alimentos. Sua principal inspiração foi a  obra Lentes que Gritam, do fotografo britânico Nick Brandt. “Foram suas poderosas e realistas imagens que me levaram a ver a exuberância de tão belos animais e, principalmente,  sua inteligência”, diz. Com a apresentação desse trabalho, ela espera contribuir para que os elefantes sejam preservados em seu habitat.
“Após várias pesquisas, me senti na obrigação de sensibilizar outras pessoas através da minha arte, para que também abracem essa causa”, diz a artista plástica Maria Inez.
Fonte:http://olharanimal.org/exposicao-em-mg-a-arte-em-defesa-dos-elefantes/

Maria Inêz Ribeiro denuncia massacre dos elefantes em pinturas


Mostra individual retrata a crueldade da matança dos maiores mamíferos terrestres

   “Elefantes” resulta de pesquisa da artista sobre a vida desses animais que são perseguidos e massacrados pelo homem desde que se avistaram. Tendo como ferramenta os pincéis, a artista resolveu fazer a denúncia e sensibilizar outros sobre a violência que os elefantes continuam sofrendo no Planeta. “Este tema me sensibilizou, gerou varias emoções de amor e respeito a estes animais. Após várias pesquisas, me senti na obrigação de sensibilizar outras pessoas através da minha arte, para que mais pessoas abracem a causa e lutem pela defesa dos elefantes”, afirma Maria Inêz Ribeiro. 

Inspiração britânica

   Maria Inêz Ribeiro cursou Pintura na Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte, dentro da Escola Livre de Artes. Nesta série, a artista inspirou-se na obra “Lentes que Gritam”, do fotógrafo britânico Nick Brandt, buscando retratar a temática nas telas, de maneira realista, usando técnicas de sombra, luz e perspectiva. “Foram suas poderosas e realistas imagens que me levaram a ver a exuberância de tão belos animais no seu tamanho formas e principalmente inteligência”, diz sobre a obra de Brandt.

Resultado de imagem para a arte em defesa dos elefantes
Maria Inêz Ribeiro, pintura
Resultado de imagem para a arte em defesa dos elefantes

Protesto na tela

   Após conhecer a realidade que os elefantes enfrentam, a artista tem esperança: “Espero poder ver em um breve tempo os elefantes vivendo em seu habitat. Sei que é um grande desafio e talvez uma utopia sonhar que o mundo se sensibilize e que não haja mais matança desses animais, que são explorados somente para satisfazer a vaidade humana, mas eu acredito na minha arte e espero tocar o coração do maior número de pessoas possíveis”, completa.
“Elefantes”
Términou dia 29 de abril de 2017, às 12h
Centro Cultural Padre Eustáquio, Belo Horizonte

Fonte:https://www.atelier.guide/home/v040ts6fhqzhti1i6haz7wl47cvgju

Resultado de imagem para Maria Inez Ribeiro

Comentários