'GUERNICA',OBRA-PRIMA DE PABLO PICASSO

Imagem relacionada

‘Guernica’, obra-prima de Pablo Picasso

“Não, não é uma pintura de bom gosto para decorar apartamentos. Ela é uma arma de ataque e defesa contra um inimigo terrível chamado fascismo.”– Pablo Picasso
O “Guernica” tem um importante “significado não apenas do ponto de vista artístico, no qual o seu valor universal é indiscutível, mas também por seu valor simbólico contra a guerra e toda a violência” – explica Rosario Peiró, Chefe de Coleções do Reina Sofía.
Guernica é a obra mais emblemática da carreira de Pablo Picasso, que nasceu em Espanha, em 1881, e morreu em França, em 1973, e talvez também da arte do século XX.
A pintura a óleo sobre tela, de 349,3cm de altura e 776,6cm de largura, mostra os horrores do bombardeamento à cidade basca de Guernica, por aviões alemães do regime nazista, apoiando o ditador Francisco Franco, em 26 de abril de 1937, durante a Guerra Civil espanhola, naquele que foi visto como um teste dos bombardeamentos aéreos da Segunda Guerra Mundial (1939-1945).
Alguns anos antes de morrer, Picasso pediu para que o quadro só fosse devolvido a Espanha quando as liberdades públicas fossem restauradas nesse país.
Guernica chegou a Espanha em 1981, depois da morte do ditador Francisco Franco (1939-1975) e da restauração da democracia, em 1977.
Assista aqui Guernica em 3D
Fonte: DN – Diario Notícias | Museu Reina Sofia
http://www.revistaprosaversoearte.com/guernica-obra-prima-de-pablo-picasso/

Comentários